Como conservar o queijo Minas Frescal
Quem não ama um tradicional Queijo Minas Frescal é porque não provou um verdadeiro queijo minas frescal.
O Queijo Minas Frescal foi criado lá em 1800, quando Brasil ainda era província de Portugal. Aqui os portugueses, que estavam em busca do ouro de Minas Gerais, adaptaram uma receita de queijo coalhado feito a partir do leite fresco, assim nasceu o Queijo Minas Frescal. Um queijo tão gostoso e tão popular em já virou Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).
O Frescal se difundiu pelo Brasil inteiro por ser um queijo super leve, com pouco sal e bem fresco. Muito utilizado em dietas por ter menos gordura e menor teor calórico e ser rico em vitaminas.
Porém, muitos queijos frescais não são Minas, ou seja, não são feitos como os queijeiros tradicionais sempre fizeram: com leite cru.
Aqui você pode encontrar um verdadeiro Queijo Minas Frescal, do jeito que foi feito há gerações e apreciar no seu café da manhã sabendo que esse queijo tem história para contar.
Mas você sabe como fazer para conservar o seu Queijo Minas Frescal?
Ao receber o seu queijo minas, retire da embalagem e descarte todo o soro do leite, pois é o Soro que faz o queijo estragar precocemente.
Depois de descartar o soro é só lavar em água corrente e secar com um papel absorvente.
Utilize um porta Queijo Minas que possua canaletas para separar o soro que o queijo continuará soltando.
Repita o processo diariamente para que o seu queijinho tenha uma vida mais longa duradoura.
Pronto, agora você já sabe como conservar por muito mais tempo e manter o sabor fresquinho do queijo.