Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
O que é Terroir e como afeta os queijos?
O que é Terroir?
Introdução
Muitas pessoas pensam que terroir é apenas uma palavra chique para "lugar", mas na verdade se refere a um conceito muito específico de fabricação de vinhos e queijos. Terroir pode ser traduzido livremente como os efeitos que certos fatores ambientais têm no sabor de suas uvas, leite ou queijo. Embora muitas pessoas tenham se perguntado o que exatamente torna o vinho ou o queijo de uma região mais delicioso do que o de outra, a resposta não é simples - mas também não é impossível de entender! Este artigo explicará o que é terroir e como isso afeta suas comidas favoritas. Preparar? Vamos mergulhar!
O que é terroir?
O sabor de um determinado queijo é determinado pelo terroir de sua região. A palavra terroir vem do francês, significando “terra” ou “solo nativo” e pode se referir a qualquer produto agrícola que tenha sido produzido em um local específico.
NÃO se refere apenas ao clima; em vez disso, descreve como o tipo de solo e o clima se combinam com outros fatores, como elevação, exposição e proximidade de fontes de água (rios), os quais influenciam na cura dos queijos, imprimindo as características únicas de cada região naquele queijo.
É uma das razões pelas quais certos queijos de certas regiões podem ser tão distintos. Em Minas Gerais, o terroir é especialmente importante.
Porque Minas Gerais Produz muito queijo?
Já escrevemos sobre como o terroir afeta o queijo antes, mas queríamos dar uma olhada mais de perto no que torna Minas Gerais um lugar ideal para fazer queijo de leite cru.
Os fabricantes de queijo tendem a preferir vales de baixa altitude, onde há menos ventos fortes durante os meses de inverno, enquanto ainda recebem sol suficiente durante os meses de verão - mas não muito calor! (Também é bom se eles moram perto de fontes de água doce.)
Como o vinho e o queijo têm sabores tão diferentes, mesmo quando vêm da mesma região, é claro que nem todos os terroirs são iguais.
Como o vinho e o queijo têm sabores tão diferentes, mesmo quando vêm da mesma região, é claro que nem todos os terroirs são iguais. Na verdade, não há definição de terroir mais universalmente aceita do que aquela que diz que o terroir de um vinho ou queijo é a soma de características - do solo ao clima e à elevação - que afetam o sabor. E como esses fatores são tão variados entre as regiões e até mesmo dentro das regiões, segue-se que cada lugar tem seu próprio terroir.
Também é importante observar que o terroir não é apenas o que você pode ver no seu prato; inclui elementos invisíveis, como a composição genética de uma planta e micróbios no solo (que pode ser o motivo pelo qual seus tomates têm um sabor diferente em casa do que em restaurantes).
Conclusão
O terroir é um conceito muito útil para entender o vinho e o queijo, principalmente quando estes vêm de pequenos produtores, que não utilizam processos automatizados e industriais para neutralizar as diferenças do leite, e pasteurizar o sabor.
Ao comprar de um pequeno produtor o queijo pode estar um pouco diferente no inverno do que foi no verão. E são esses felizes acidentes que faz você experimentar um queijo único toda vez.