Pequenos produtores e a relação com as estações do ano.
Nós produtores orgânicos temos uma relação íntima com as estações do ano. O verão com calor e chuva é tempo de abundância aqui no Sítio, já o inverno com tempo seco e frio é o momento de vacas magras, literalmente.
Pouca gente sabe disso, mas no inverno é quando temos a menor produção de leite no ano e o porquê disso é bem simples. As nossas vacas são criadas soltas e por isso se alimentam 99% de pasto e chuvas = a pasto.
No verão temos muita chuva e com isso temos o crescimento de pasto. Comida de sobra para as nossas vaquinhas se alimentarem. Já no inverno temos pouquíssimas chuvas, o pasto seca e com isso é preciso fazer Silagem.
Silagem é quando plantamos com antecedência, colhemos grãos e estocamos para utilizar na alimentação do gado. Suprindo a menor oferta de pasto natural. É uma relação direta com o meio ambiente em que nos encontramos.
Claro que isso se aplica a pequenos produtores que tem gado de pasto. Os mega produtores criam o gado de forma confinada não passam por esse processo pois a alimentação das vacas é com soja, e muitas vezes essas vacas recebem aditivos para produzirem mais leites do que o natural dela.
Essa relação com a natureza e os seus ciclos não é apenas com o gado, mas também com as frutas que florescem em determinadas épocas e nas outras secam.
Mas nunca que essa dependência do clima é uma coisa ruim, é o equilíbrio da natureza e nós como produtores orgânicos presamos sempre pela preservação do meio ambiente e por respeitar o seu tempo, sem utilizar de químicos para acelerar esse processo.
Tudo tem seu tempo de germinar, amadurecer, florir e frutificar.